quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008
BACALHAU
Mundialmente apreciado, a história do bacalhau é milenar. Existem registros de existirem fábricas para processamento do Bacalhau na Islândia e na Noruega no Século IX. Os Vikings são considerados os pioneiros na descoberta do cod gadus morhua, espécie que era farta nos mares que navegavam. Como não tinham sal, apenas secavam o peixe ao ar livre, até que perdesse quase a quinta parte de seu peso e endurecesse como uma tábua de madeira, para ser consumido aos pedaços nas longas viagens que faziam pelos oceanos.
Mas deve-se aos bascos, povo que habitava as duas vertentes dos Pirineus Ocidentais, do lado da Espanha e da França, o comércio do bacalhau. Os bascos conheciam o sal e existem registros de que já no ano 1000, realizavam o comércio do bacalhau curado, salgado e seco. Foi na costa da Espanha, portanto, que o bacalhau começou a ser salgado e depois seco nas rochas, ao ar livre, para que o peixe fosse melhor conservado.
BOLINHO DE BACALHAU
INGREDIENTES:
250 g de bacalhau
250 g de batata
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 cebola, picada
2 dentes de alho, picados
3 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de farinha de rosca
½ xícara (chá) de salsa, picada
1 l de óleo
papel toalha, o quanto baste
sal e pimenta-do-reino, a gosto
MODO DE PREPARO:
Coloque o bacalhau dentro de uma tigela com bastante água. Troque a água da tigela de 1 em 1 hora, durante 5 horas. Pique os ingredientes pedidos na receita. Descasque as batatas, corte-as em pedaços médios e coloque numa panela com água. Leve ao fogo alto. Quando ferver, conte 15 minutos e desligue. Escorra a água e coloque as batatas num prato grande. Deixe descansar por 5 minutos para o excesso de água evaporar. Retire o bacalhau da tigela e coloque dentro de uma panela, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, conte 5 minutos e desligue. Deixe esfriar. Enquanto o bacalhau esfria, passa as batatas pelo espremedor, ou desmanche com uma colher de pau para formar um purê. Quando o bacalhau estiver frio desfie-o com as mãos. Leve uma panela ao fogo, junte o azeite e deixe esquentar. Adicione a cebola e o alho. Refogue por 4 minutos. Coloque o bacalhau desfiado na panela e misture muito bem. Cozinhe por 5 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar. Misture o bacalhau com a batata e a farinha. Tempere com sal, pimenta-do-reino e salsinha. Coloque a farinha de rosca num prato grande. Faça bolinhas com a massa de bacalhau, do tamanho que quiser. Empane com a farinha de rosca cobrindo bem cada bolinha na farinha. Coloque o óleo numa panela e leve ao fogo para esquentar. Para saber quando o óleo está na temperatura certa, coloque um palito de fósforo dentro da panela e assim que ascender está pronto. Retire o palito de dentro da panela e coloque alguns bolinhos para fritar. Não encha demais a panela, pois os bolinhos podem grudar. Faça por etapas. Quando os bolinhos estiverem bem dourados retire da panela com uma escumadeira e coloque sobre papel toalha para escorrer a gordura. Sirva bem quente.
Bolinho de bacalhau a moda Portuguesa
Ingredientes:
1 kg de bacalhau
1 kg de batatas
cebola e salsa a gosto
Modo de preparar:
Cozinhe 1kg de batata, amasse-as e coloque-as em um pano de prato para secarem bem. Adicione 1kg de bacalhau cozido e desfiado (bem desfiado) em outro pano de prato, bata bem o pano, quanto mais bater, mas desfiado vai ficar e com menos água, junte então com as batatas separadas e amassadas no pano, acrescente cebola picadinha e salsa à vontade. Faça bolinhas e frite-as. Fica uma delícia de desmanchar na boca
COXINHA DE BACALHAU
1 colher (sopa) de azeite de dendê.
100 g de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de pimentão vermelho, bem picadinho
1 folha de louro
4 colheres (sopa) de molho de tomate temperado
1/3 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas bem miudinhas
400 g de bacalhau demolhado e desfiado (24 a 30 horas)
400 ml de água filtrada
200 ml de leite ou leite de coco
350 g de farinha de trigo
sal a gosto
Deixar ferver, diminuir o fogo e despejar a farinha de uma vez, mexendo até formar uma bola.
Se a massa estiver grudando nas mãos, colocar um fio de óleo e misturar por último ½ xícara de salsinha picadinha.
Deixe esfriar um pouco, espalhando a massa numa superfície untada;
Trabalhar com a massa sem esfrias completamente.
Sovar, fazer rolinhos como para nhoque, cortando em pedacinhos iguais.
Moldar as coxinhas, recheando com bacalhau e requeijão
Passar na clara de ovo, sem bater e na farinha de rosca
Fritar em óleo quente.
Essa receita é do culinarista Álvaro Rodrigues
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário