sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Atenção pais, estabelecimentos comerciais de alimentos - O perigo da dioxina

A dioxina é um organoclorado altamente tóxico cancerígeno. A dioxina é hoje considerada a mais violenta substância criada pelo homem; seu grau de periculosidade, segundo alguns autores que escrevem a respeito dela, ultrapassa até o urânio e o plutônio. Se moléculas de cloro, estejam onde estiverem, são submetidas à altas temperaturas, em presença de matéria orgânica, algum tipo de dioxina irá ser gerado. As dioxinas são subprodutos não intencionais de muitos processos industriais nos quais o cloro e produtos químicos dele derivados são produzidos, utilizados e eliminados. A dioxina carcinogênica pode favorecer o aparecimento de cânceres do trato gastrointestinal, linfomas e leucemias, e sarcomas de partes moles. Apesar de estar presente no ar, a quantidade inalada não é suficiente para a contaminação. Também não é segredo que as dioxinas são produzidas, principalmente, ao se queimar produtos químicos, como lixo plástico, borracha, pneus, pellets de carbono, solventes ou defensivos agrícolas, e podem também ser produzidas por reação química ou pelo calor.

Um estudo tem mostrado que a dioxina está presente em quase tudo e principalmente em potes e recipientes plásticos e pvc. A dioxina pode estar sendo liberada, quando expomos a grandes temperaturas. Sempre quando aquecemos alguma coisa aumentamos a probabilidade desta liberar substâncias químicas. Substâncias químicas podem ser liberadas de potes plásticos como os usados em comidas de microondas. Alguns canudos plásticos vem com uma etiqueta dizendo “não usar em bebidas quentes”. Muitas pessoas pensam que o aviso é por que alguém pode se queimar. Se você colocar esse canudo numa xícara quente de café, você terá basicamente uma extração com água quente acontecendo, na qual as substâncias químicas do canudo estão sendo extraídas para sua xícara de café. Se você está cozinhando com plásticos ou usando utensílios de plástico, a melhor coisa a se fazer é seguir corretamente o modo de uso e somente usar plásticos específicos para cozinhar comida. Os melhores são os recipientes inertes, como vidros resistentes ao aquecimento, cerâmicas e de aço inoxidável.

Atenção:

· Não use recipiente de plástico no micro ondas ( o plástico libera dioxina). Isso se aplica especialmente a comidas que contêm GORDURAS.

· Não use cobertura de plástico em microondas.

· Não use “papel filme” para cobrir alimentos no micro. O papel libera dioxina

· A combinação de gordura e calor alto libera a DIOXINA do plástico, impregnando os alimentos e conseqüentemente, as células do nosso corpo…

· Dioxina causa CÂNCER.

· Use recipientes de VIDRO refratário ou de cerâmica para aquecer comida.

· Remova a comida instantânea (sopas, pipocas, macarrão, etc…) da embalagem e prepare em outro recipiente.

· Papel não é ruim, mas você não sabe o que ele contém e papel branco usa cloro para o seu branqueamento. É mais seguro usar vidro refratário.

· Alguns restaurantes de fast food já eliminaram o uso de embalagens de isopor, pelo problema da dioxina.

· As altas temperaturas fazem as toxinas venenosas desprendem e gotejam sobre a comida. Prefira cobrir os alimentos com um prato de vidro ou cerâmica refratária

· Evite queimar lixo plástico, borracha, pneus, solventes ou defensivos agrícolas.

De: Lidia (Enviada: domingo, 15 de novembro de 2009 21:59:29
por e-mail